Atividade 6

Atividade 6 – Textos Breves (TB)

scribendo disces scribere logo: nulla dies sine pagina

(15% da nota) — preparação de sete textos breves (TBs), conforme roteiro, veja aqui.
Estes TBs são indispensáveis, seja como feedback para o professor (TB01 e TB07), seja para o desenvolvimento das atividades (3) e (4), i.é, os TB02 a TB06.

Casa de ferreiro, espeto de pau?

[dica: no site www.phdcomics.com há links para dois filmes de humor sobre a vida de alunos de pós. Durante a pandemia são gratuitos, vale assistir, mesmo considerando o contexto cultural retratado ser diferente do mesmo do Brasil.]
Um importante segredo para se ter sucesso em realizar uma pesquisa está no planejamento de suas etapas dentro do tempo disponível. Desta maneira, as atividades a serem desenvolvidas numa disciplina como Planejamento de Pesquisa devem, necessariamente, incluir um plano de atividades, um cronograma de pesquisa. Portanto, convém fazer todo esforço para seguir o cronograma das atividades marcadas com o símbolo .

  • Para lhe ajudar no planejamento do seu tempo para as atividades desta disciplina, você deverá preparar e entregar sete TBs de, no máximo, uma página — veja aqui as instruções.
  • Os TB01 e TB07 servem como  feedback para o professor no esforço contínuo de melhorar esta disciplina, especialmente, nestes tempos de pandemia. O TB01 (revisão em função da  nova modalidade remota) deve ser enviado até sábado, dia 22 de agosto; já o TB07 deve ser enviado somente após a divulgação das notas. Envio somente via e-mail, para o professor e para a monitora, em formato .doc e .pdf
  • Os TB02 a TB06 tratam das fases da sua pesquisa. Assim:
    • No TB02 (a ser enviado até o sábado, dia 05 de setembro) você deve informar o tema de pesquisa que escolheu, justificando a sua escolha, e definindo as variáveis principais da pesquisa. Para tanto, convém conversar antes com o Professor / a Monitora (e com o seu orientador / a sua orientadora) sobre seu tema;
      Ao escrever este TB, imagine que você esteja escrevendo para uma pessoa leiga que não entende nada sobre o que você pensa em que fazer.
      Por exemplo, tente de responder ao olhar cheio de dúvidas da sua avó que estaria pensando, “por que você, uma pessoa adulta, está gastando o seu tempo, o seu dinheiro, o seu esforço com uma coisa como esta?”
    • No TB03 (a ser enviado até o sábado, dia doze de setembro) você deve relatar a sua reflexão sobre possíveis métodos (plural!), indicando, a seguir, o método específico que pretende utilizar no(s) seu(s) estudo(s);
    • No TB04 (a ser enviado até o sábado, dia 19 de setembro) você deve descrever a instrumentação que pretende utilizar na sua pesquisa empírica;
    • No TB05 (a ser enviado até o sábado, dia 17 de outubro) você deve relatar a sua experiência com a coleta dos dados. Espera-se que você esteja bem adiantado nesta etapa da coleta dos dados;
    • No TB06 (a ser enviado até o sábado, dia 14 de novembro) você deve relatar como analisou os dados, isto é, a sua experiência de lidar com os dados. Espera-se que você esteja bem adiantado ou até tenha terminado a análise de dados.
    • Caso não tenha completado a tarefa de alguma fase até o dia especificado, você deve preparar um TB preliminar no qual relata o que conseguiu, isto é, sua experiência até aquele momento, quais os fatores que lhe impediram completar a tarefa até a data especificada e até quando e/ou como espera concluir esta fase do trabalho.
      Em outras palavras, em TODOS os dias especificados, você deve enviar um TB, no qual você
      (1) relata a tarefa realizada,
      ou
      (2) apresenta os motivos que interferiram na realização daquela fase da sua pesquisa.

      Na eventualidade de ter acontecida a alternativa (2), ao completar esta fase de pesquisa, você deverá enviar uma versão atualizada daquele TB, na qual trata da conclusão da respectiva tarefa.
    • Nos dias 02/09 a 28/10, bem como 25/11, as aulas serão divididas em três segmentos cada com atividades temáticas específicas, conforme apresentado no programa a seguir. Para dia de aula há um link para material preparatório para os segmentos. Até o final do Domingo anterior das respectivas aulas, você deve preparar um resumo das leituras realizadas para cada um dos respectivos segmentos. Por exemplo, no Domingo, dia 28/08, você deve enviar [para o professor e a monitora, somente em formato .doc], três textos resumos (TS), sendo um para o segmento 1 – pesquisa empírica; um segundo para o segmento 2 – duas modalidades de pesquisa, observar e experimentar e um terceiro para o segmento 3 – duas modalidades de pesquisa, perguntar e analisar. Seja breve / conciso: (1) uma frase de resumir o tema, (2) uma/duas frase(s) de resumir a(s) pergunta(s) centrais, (3) uma frase de apreciação, avaliação. Bem refletido, estes TSs não devem se extender além de uma página. Como inspiração podem servir, por exemplo, os resumes dos filmes no Netflix  que conseguem com poucas palavras aguçar (ou afugentar) o interesse de um espectador.
  • Einstein observou certa vez que “tudo deve ser feito tão simples quanto possível, mas não mais simples”. Aplicada aos textos resumos, esta observação quer dizer que, no afã de preparar um resumo, deve tratar do que é relevante sem se tornar tedioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s